Bem-vindo ao portfólio de Txai Costa
Sem título.
Txai Costa - 2019
Fotografia digital. Impressão em papel FineArt, tiragem de 15 unidades
26,50 cm altura x 40,00 cm largura x 0,50 cm profundidade
USD 505,00
O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.
Você receberá esta obra devidamente embalada em um envelope de papelão.
Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro
Prazo de entrega: 14 a 20 dias para qualquer país fora do Brasil
A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa
Código do produto: 14450
O ARTISTA
Txai Costa

O trabalho de Txai Costa se encaixa naquilo que é chamado de fotografia etnográfica. Não é um movimento artístico em si, mas uma forma de entender esse tipo de fotografia que aborda as culturas e as pessoas de um lugar. Um dos ensaios selecionados para nosso site foi realizado na região do Cariri, o sertão verde da Chapads do Araripe, região divisa dos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. Foi lá que o artista exercitou a fotografia na prática, observando as pessoas nas praças, vendo como o sol tocava a Serra de Santana ao entardecer, ou admirando a fé que se apresentava de forma muito intensa nas festas dos padroeiros das cidades.
Txai aprendeu a pedir licença para entrar na casa das pessoas, ouvir suas histórias e, quando possível, fotografá-las. Ele está sempre procurando evoluir e aprimorar seus ensaios e se encaixa no que a tirinha de Calvin e Haroldo contou: “a maturidade é pra sempre”.
autentikart | Como a vivência no sertão influenciou seu trabalho?
Acredito que sempre quis trazer algo além do esteriótipo que percebia ser propagado sobre o sertão do Ceará. Meus pais são do interior de lá. Vivi toda a minha infância numa cidade chamada Sobral. Lá, aprendi a fotografar sem saber o que estava fazendo. Eu morava no segundo andar de um prédio de dois andares. Naquela época a cidade tinha poucos prédios, e os que existiam eram baixos. Eu adorava ficar na varanda observando a paisagem. Lembro de no inverno observar a chuva chegar, ela vinha devagar, um véu branco que aos poucos cobria a cidade por inteiro, até cair na rua onde eu morava. Essa vivência, de observar, de se entregar a essa observação, é fotografia, mas eu só fui perceber e entender muitos anos depois.
autentikart | Você estudou fotografia? Quais artistas te inspiraram?
Comecei a fotografar com 16 anos, de forma despretensiosa, mas com muito interesse. À medida que fotografava, comecei também a pesquisar sobre fotógrafos. Tinha fácil acesso a internet e com isso descobri o site da Agência Magnum. Me debrucei sobre o trabalho de muitos fotógrafos cujos portfólios eram expostos lá. Outra forma de estudar a fotografia foi através de alguns fotolivros de fotógrafos como Saul Leiter, Berenice Abbott, Paul Strand, Henri Cartier-Bresson e Sebastião Salgado. Esses foram os fotógrafos que mais me influenciaram. Cheguei a fazer um rápido curso de fotografia em Fortaleza, mas eu já praticava.
Txai aprendeu a pedir licença para entrar na casa das pessoas, ouvir suas histórias e, quando possível, fotografá-las. O fotógrafo está sempre procurando evoluir e aprimorar seus ensaios.
autentikart | Qual sua maior motivação? O que a arte representa para você?
Minha motivação principal é sempre buscar uma imagem que emocione. Primeiro a mim, e depois outras pessoas. Acredito que se eu me emociono com o que faço, a possibilidade de outras pessoas também se emocionarem é maior. Eu procuro a emoção, pois vejo nela a melhor forma de comunicação que a arte proporciona. A arte para mim é uma forma de se comunicar. A percebo como uma fonte educadora que pode nos fazer amadurecer e nos aproximar, ou pode nos fazer imaturos e nos distanciar.
autentikart | Que tipo de câmera você utiliza? Como desenvolveu suas técnicas?
Utilizo a fotografia digital. Minha primeira câmera foi digital, só fui conhecer a fotografia analógica anos depois, mas já gostava do digital por sua praticidade em realização e tratamento. Essa técnica aprendi sobretudo observando o trabalho desses renomado(a)s fotógrafo(a)s e praticando com minha câmera, tentando compor e iluminar como eles. Através de meus estudos, que eram observar as fotografias deles e também ler ou assistir entrevistas, aprendi sobre composição, exposição, tema, cor, fundo e por aí vai, os elementos técnicos que foram uma imagem.
Graduado em Comunicação, Publicidade e Propaganda - Universidade de Fortaleza | UNIFOR. Formado em Edição de Imagem e Som pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro - RJ, recebeu uma menção honrosa de David Alan Harvey em nome da Magnum Photos Agency, além de participar do 5º Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, realizado pelo Itaú Cultural em 2019. Também fez parte do Foto em Pauta, festival de fotografia de Tiradentes 2017.
Em 2021, resultado de fotos stil para um filme, selecionado para o festival de Cannes, realizado no Rio de Janeiro, lhe renderam o nome bem assinalado nos créditos.
autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!
obras de Txai Costa
Você também pode se interessar em ler
obras de
Txai Costa



































